Participação dos nossos alunos...

...no nacional dos MEGAS!

Educação e Formação

Cursos de Qualidade

Cursos CEF

Emprego e Formação

Fumar é uma droga!

Sempre que acendes um cigarro consomes a tua vida.

Educação Especial-RETROSPETIVA 2015/16
Share

inclusaoNeste ano letivo beneficiaram de medidas do Decreto-Lei 3/2008 sessenta e dois alunos: quatro crianças do pré-escolar, vinte e sete alunos do 1.º ciclo, dezassete do 2.º ciclo, onze do 3.º ciclo e três do secundário. As problemáticas apresentadas pelos mesmos variaram entre a perturbação do espectro do autismo (PEA), o défice cognitivo, a hiperatividade, o défice de atenção/concentração e as dificuldades acentuadas na leitura e escrita.
O Agrupamento de Escolas de Almancil dispõe de três valências destinadas a dar respostas específicas aos alunos com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente: a Unidade de Ensino Estruturado (UEE) do pré-escolar e do 1.º ciclo, a UEE dos 2.º e 3.º ciclos e a Sala de Apoio Especializado (2.º e 3.º ciclos).
A UEE do pré-escolar e do 1.º ciclo foi criada no ano letivo de 2010/2011 e está sediada na EB Cónego Dr. Clementino de Brito Pinto. Neste ano letivo, foi prestado, nesta unidade, apoio a oito alunos com PEA.
A UEE dos 2.º e 3.º ciclos funciona na escola sede do Agrupamento desde o ano letivo de 2008/2009, tendo sido ali prestado apoio a nove alunos com PEA.
A Sala de Apoio Especializado funciona na escola sede e foi criada no ano letivo de 2010/11 para dar resposta às necessidades dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos que não reúnam condições para frequentar as UEE, direcionadas apenas para alunos portadores de PEA. Neste ano letivo foram ali dinamizadas atividades para vinte e três alunos, quatro deles com Currículo Específico Individual (CEI).
O grupo de Educação Especial organizou três pequenos filmes (concebidos pelo prof. Jorge Guerreiro) que crê representativos do trabalho desenvolvido ao longo do ano com os alunos das UEE e com os quatro alunos com CEI que frequentaram a Sala de Apoio Especializado. Esperamos que possam dispor de um bocadinho do vosso tempo para assistir aos mesmos.